top of page

Inovação & Obsolescência

Como já vimos inúmeras vezes nos posts desse blog, o consumo de séries têm mudado drasticamente com o crescimento e desenvolvimento das mídias digitais. Agora, vamos levar você numa pequena viagem no tempo para entender o quanto esse processo realmente transformou nosso consumo de entretenimento, nossa cultura e, por consequência, nossas vidas. Vamos lá?

Se você nasceu nos

ANOS 90

provavelmente lembra de algumas séries que assistia diariamente na TV

XENA

A Princesa Guerreira

Provavelmente, você acompanhava essas e tantas outras séries na frente da telinha de maneira fiel, pois era uma das poucas maneiras de se ter acesso a elas. Caso quisesse colecionar os VHSs de suas séries favoritas, precisava dispor de um espação na prateleiras: um box da primeira temporada de Star Trek, por exemplo, tinha um total de 14 volumes, com dois episódios em cada um deles

... você sabe o que é um  BINGE WATCHING ?

vamos fazer um pequeno teste, responda as seguintes questões:

1)

Você gosta que a Netflix divulgue todos os episódios de uma temporada da série que você ama de uma vez só?

2)

Você já ficou horas mofando no sofá, assistindo a todos os episódios dessa série seguidos, sentindo-se tão desocupado mas tão, tão satisfeito?

3)

Você se sente bem ao fazer maratonas de temporadas inteiras ou prefere aguardar que os episódios saiam regularmente, toda semana?

Se respondeu positivamente a todas as questões, você faz ou já fez o binge watching, que nada mais é do que assistir a vários episódios de uma série em sequência

A Netflix teve uma sacada genial no momento em que começou a produzir suas séries originais: por que divulgar os episódios semanalmente se é possível divulgar tudo de uma vez, promovendo a imersão total do telespectador e acrescentando à experiência? A proposta foi aceita pelos usuários, pois apenas mostrou que eles têm poder de escolha e independência em relação aos canais de TV: não é mais necessário esperar. Você tem o poder de decidir como vai assistir a uma temporada inteira, seja em episódios diários ou tudo de uma vez, no horário e na quantidade que você quiser.

Então, depois dessa conversa toda, você observou por quantas mídias diferentes as séries já passaram para chegar até nós?

Antes, somente uma vez por semana na TV; depois, por VHS, DVD e hoje pelos serviços de streaming, que disponibilizam todos os episódios da série para a gente maratonar à vontade.

O mesmo vale para a internet e a televisão: não se pode afirmar com certeza que uma irá substituir a outra. As grandes produtoras de séries ainda são os canais de TV, e assistir do jeito antigo ainda tem seu valor. Afinal, quem não adora passar aquela semana na expectativa, analisando o teaser de 30 segundos que é liberado após o episódio, especulando e criando suas teorias sobre o que vai acontecer, comemorando as que dão certo e chorando quando suas esperanças são destruídas e todo mundo morre no Casamento Vermelho?

Isto é porque, como vimos em discussões passadas, todo um universo e uma cultura novos emergiram com as transformações das mídias e o surgimento da cibercultura, tão intrínseca ao nosso cotidiano hoje em dia. O que nos leva à segunda parte do nosso post. Senta aí que ainda vem mais.

bottom of page